Principais etapas do processo de registro comercial no Uruguai

Durante anos, o Uruguai sempre foi um país cheio de oportunidades de negócios interessantes e este ano não será diferente, à medida que a mentalidade global dos investidores continua a mudar em direção à América Latina.

O processo de registro de empresas no Uruguai envolve algumas etapas fundamentais

Na última década, o Uruguai teve um crescimento económico robusto liderado pelo consumo privado e pelas exportações, resultando num crescimento médio anual de 5,2%. Na verdade, foi o aumento do investimento estrangeiro de 2009 a 2013 que levou o Uruguai a ter a segunda maior relação IDE/PIB da América do Sul.

Conhecer as principais etapas do processo de registro de empresa no Uruguai pode trazer algumas vantagens em relação aos seus concorrentes.

Além disso, e de forma particularmente notável, o governo do Uruguai tem envidado esforços para posicionar o Uruguai como porta de entrada para o comércio com outras economias do MERCOSUL.

O país possui um sistema jurídico favorável, um clima de investimento que não discrimina investidores estrangeiros e iniciativas governamentais que incentivam a inovação. Por exemplo, a Agência Nacional de Investigação e Inovação, uma organização estatal, organiza conferências e eventos para a comunidade de startups em todo o Uruguai.

Registrar uma empresa no Uruguai?

Para poder registrar uma empresa no Uruguai, são necessárias as seguintes informações:

  • Resolução da empresa a ser constituída.
  • A indicação do endereço do seu escritório (“ endereço fiscal ”) no Uruguai.
  • Identificação da(s) pessoa(s) que administrarão ou representarão a empresa no Uruguai.
  • O nome da empresa deve ser estabelecido.
  • Informação relativa aos accionistas, incluindo os seus nomes, estado civil, nacionalidade entre outros.

Principais etapas para registrar uma empresa no Uruguai

  1. Nomeação de mandatário ou representante legal para proceder ao registo comercial.
  2. Início do procedimento na plataforma ‘ One-Stop Shop ‘.
  3. O notário entregará um certificado oficial que poderá ser recolhido no Registo Nacional de Comércio.
  4. A empresa terá de registar-se junto da autoridade fiscal nacional e, em seguida, obter a identificação fiscal da empresa (“RUT”).
  5. A empresa deve subscrever o capital social inicial.
  6. Por fim, a empresa deve abrir uma conta bancária corporativa para depositar o capital necessário.
  7. A empresa pode iniciar operações comerciais.
O que é uma Sociedade Anônima Simplificada? Registro de empresas no Uruguai

Requisitos Mínimos Estatutários no Uruguai

Como em toda a América Latina, as entidades corporativas no Uruguai devem cumprir alguns requisitos legais mínimos para permanecerem em conformidade e em boa situação perante as autoridades locais. Esses requisitos para registrar uma empresa podem incluir o seguinte:

  • Representante Legal /Diretor Local: A empresa deverá ter Conselho de Administração ou Administrador de Empresa dependendo do tipo de negócio escolhido pelo cliente. A nacionalidade dos conselheiros não se limita aos cidadãos uruguaios; Podem ser nomeados estrangeiros, residentes e não residentes.
  • Endereço Fiscal/Legal: Todas as empresas no Uruguai devem registrar um endereço fiscal/legal durante o processo de constituição da empresa . Este endereço deverá ser domiciliado no Uruguai e será utilizado para toda a correspondência oficial.
  • Requisitos de declarações fiscais: As empresas uruguaias são obrigadas a preparar e apresentar declarações mensais e anuais à autoridade fiscal nacional. É altamente recomendável que um especialista local gerencie essas declarações fiscais para garantir que sejam preenchidas corretamente. Esse mesmo especialista também pode ajudar na contabilidade e nos relatórios financeiros da empresa.

Imigração Uruguai

Para a obtenção do visto de residência permanente é necessário reunir e apresentar a seguinte documentação:

  • Documento oficial com o qual você entrou no país: Qualquer estrangeiro com status de imigração temporária no país poderá solicitar a mudança de seu status para residência legal.
  • Cartão de saúde emitido no Uruguai : Deve ser emitido pelo Departamento de Saúde do Uruguai ou por outras instituições médicas autorizadas. Este cartão de saúde deverá identificar a finalidade do indivíduo para solicitar a residência legal no Uruguai.
  • Certidão Judicial: Deve ser emitida por uma instituição governamental onde o requerente viveu nos últimos cinco anos antes de entrar no Uruguai.

Notas Profissionais: Toda documentação estrangeira deverá ser legalizada pelo Consulado do Uruguai no país de origem e pelo Ministério das Relações Exteriores do Uruguai. A renda individual deve ser apresentada mensalmente e a condição de residente permanente será perdida se e quando o residente estiver ausente do país por mais de 3 anos.

Processamento de visto

  1. O processo terá início online através do site da Direcção Nacional de Migrações .
  2. Nessa plataforma, o indivíduo deverá agendar um horário e pagar uma taxa de processamento de visto prevista em lei.
  3. Em seguida, o indivíduo deverá dirigir-se à Direção Nacional de Identificação Civil (Dirección Nacional de Identificación Civil ) para o processamento da carteira de identidade temporária uruguaia ( Dirección Nacional de Identificación Civil ).
  4. Quando o indivíduo for notificado oficialmente por correio da obtenção do status de residência legal, deverá registrar sua certidão de nascimento que deverá ser apostilada no Registro Civil .
  5. Por fim, o indivíduo deverá dirigir-se à Diretoria Nacional de Identificação Civil, para retirar sua carteira de identidade uruguaia.

Dúvidas comuns na hora de formar uma empresa no Uruguai

De acordo com a nossa experiência, estas são as perguntas e dúvidas mais comuns dos nossos Clientes sobre a formação de empresas no Uruguai.

1. Quais são os desafios de fazer negócios no Uruguai?

Os desafios de fazer negócios no Uruguai incluem um tamanho de mercado relativamente pequeno, processos burocráticos, impostos elevados e um mercado de trabalho complexo.

2. Quanto tempo leva para formar uma empresa no Uruguai?

A formação de uma empresa no Uruguai leva de 8 a 10 semanas após o fornecimento de todas as informações e documentação exigidas.

3. Estrangeiros podem ter negócios no Uruguai?

Sim, estrangeiros podem ter um negócio no Uruguai.

4. Quantos acionistas são necessários para formar uma empresa no Uruguai?

É necessário um mínimo de dois acionistas para formar uma empresa no Uruguai.

Você precisa de suporte local para o processo de registro de sua empresa no Uruguai?

Se você está pensando em expandir suas operações para a América Latina, o Uruguai pode ser a escolha certa para o seu negócio. O Uruguai, embora muitas vezes esquecido pelos seus vizinhos poderosos (Argentina e Brasil), proporciona um ambiente comercial atraente para investidores de todos os tamanhos.

O governo implementou políticas para garantir que o Uruguai seja uma economia de mercado aberto, facilitando o investimento na região para indivíduos e empresas estrangeiras.

Pode ser um desafio expandir o seu negócio para um país estrangeiro sem uma compreensão completa da conformidade corporativa e dos requisitos legais. Neste artigo, foram identificadas as principais etapas do processo de registro de empresas.

Se você está pronto para iniciar seu próprio negócio no Uruguai e precisa de informações adicionais, entre em contato com os especialistas do Biz Latin Hub . Entre em contato hoje mesmo com um membro da nossa equipe aqui no Biz Latin Hub e veja como apoiamos você e seu negócio no Uruguai.

Nossos serviços oferecidos no Biz Latin Hub

As informações fornecidas aqui não devem ser interpretadas como orientação ou aconselhamento formal. Consulte um profissional para sua situação específica. As informações fornecidas são apenas para fins informativos e podem não abranger todas as leis, padrões e práticas recomendadas pertinentes. O cenário regulatório está em constante evolução; as informações mencionadas podem estar desatualizadas e/ou podem sofrer alterações. As interpretações apresentadas não são oficiais. Algumas seções baseiam-se nas interpretações ou pontos de vista de autoridades relevantes, mas não podemos garantir que essas perspectivas serão apoiadas em todos os ambientes profissionais.

Sobre o autor

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with a friend or colleague!