Constituição de empresa na Argentina: um guia prático

A constituição de empresas na Argentina está se tornando cada vez mais popular entre os investidores estrangeiros. O país possui uma economia grande e diversificada e uma população altamente qualificada que inclui uma classe média bem estabelecida e um sector de serviços em crescimento.

Contratar pessoal através de um empregador registrado na Argentina também é uma boa opção para quem procura operações de curto prazo ou em escala limitada. Isso permite contratar pessoal local sem passar pelos processos de constituição e liquidação de empresa.

Constituição de empresas na Argentina: o país tem as vantagens comerciais oferecidas aos países membros do MERCOSUL.

Embora a Argentina tenha enfrentado algumas dificuldades económicas nos últimos anos, o país registou um crescimento significativo desde uma famosa crise da dívida no início dos anos 2000, com o produto interno bruto (PIB) (todos os valores em USD) a aumentar mais de quatro vezes entre 2002 e 2021 . .

Tal como muitos países, a economia sofreu uma surra durante os difíceis anos de pandemia. Um sinal optimista para as empresas que pretendem registar um negócio na Argentina é que a recuperação tem sido muito forte. Em 2019, a economia tinha um valor de 447 mil milhões de dólares do PIB, após um máximo de mais de 600 mil milhões de dólares em 2017.

Naquela época, a Argentina era a terceira maior economia da América Latina. Caiu consideravelmente durante a COVID, para 385 mil milhões de dólares em 2020. Depois voltou para acima do nível de 2019 em 2021, mostrando sinais optimistas para o futuro!

O rendimento nacional bruto (RNB) mais do que triplicou desde o milénio. Em 2021, a Argentina registou um RNB de 10.630 dólares — um valor que a coloca como um país de rendimento médio-alto pelos padrões estabelecidos pelo Banco Mundial . Os números constantemente elevados do Investimento Estrangeiro Direto também explicam por que a constituição de uma empresa na Argentina é uma decisão empresarial astuta. Em 2021, a Argentina recebeu mais de US$ 6 bilhões.

O país também apresenta níveis de proficiência em inglês particularmente elevados . Para investidores iniciantes que desejam constituir uma empresa na Argentina, esta é uma grande ajuda!

A Argentina tem um setor de serviços profissionais altamente desenvolvido, incluindo finanças e consultoria, que são importantes contribuintes para a economia. Além disso, o sector agrícola é um empregador significativo e contribui para as exportações do país, sendo a soja e os cereais as principais culturas. A Argentina também é um grande produtor e distribuidor internacional de carne bovina e outras carnes.

O país do Cone Sul faz parte de muitos acordos de livre comércio. Talvez o mais notável seja o Mercado Comum do Sul (Mercosul), uma iniciativa que inclui Brasil, Paraguai e Uruguai, e que celebrou recentemente o seu 30º aniversário .

Continue lendo para entender mais sobre a constituição de empresas na Argentina, incluindo a escolha do tipo de entidade correto e as etapas críticas do processo. Ou vá em frente e entre em contato conosco agora para discutir suas opções de formação de negócios.

Uma lista de 14 etapas a serem consideradas para a constituição de uma empresa na Argentina

Constituição de empresa na Argentina: que modalidade escolher?

Ao realizar a constituição de empresas na Argentina, existem quatro tipos principais de entidades que os investidores estrangeiros tendem a escolher. Estas são as sociedades de responsabilidade limitada (LLC ou PLLC); a sociedade anônima (CLP); uma parceria ou uma sociedade unipessoal. Cada um traz suas vantagens e desvantagens, e a melhor escolha dependerá da natureza do seu negócio e da estrutura pretendida. Como seria de esperar, muitas vezes é aconselhável alinhar-se com um agente de formação de empresas na Argentina.

Os investidores favorecem particularmente uma LLC porque podem possuí-la integralmente e estabelecê-la sem capital mínimo. São necessários pelo menos dois acionistas e pode ter até 50. A responsabilidade de cada acionista está restrita ao que ele contribuiu inicialmente para a participação acionária da empresa.

Por outro lado, um PLC é uma entidade cujas ações são negociadas publicamente em bolsa de valores. Você deve nomear pelo menos dois diretores para estabelecer tal entidade. Esses diretores podem ser qualquer pessoa física com direito a residir na Argentina, desde que não existam restrições legais que os impeçam de ocupar o referido cargo.

Enquanto isso, a sociedade unipessoal requer um investidor e é simples de configurar, mas a responsabilidade permanece ilimitada. O investidor será responsável por todas as dívidas e obrigações da entidade. Uma parceria é semelhante, mas vários parceiros a estabelecem e compartilham responsabilidades ilimitadas entre si.

Como constituir uma empresa na Argentina em 9 passos

Depois de escolher o tipo de entidade, siga estes nove passos para concluir a constituição da empresa na Argentina:

Nomear um representante legal por meio de uma procuração (POA). Isso significa que eles podem agir em seu nome, inclusive assinando documentos legais e supervisionando o processo de constituição da empresa.

Passo 2: Escolha o nome da sua empresa

Escolha e registre o nome da sua empresa na Inspeção Geral de Justiça da Argentina (Inspección General de Justicia ou IGJ). Este processo pode ser concluído online assim que você confirmar que não há outras empresas negociando com esse nome.

Etapa 3: elabore os estatutos da sua empresa

Também conhecido como contrato social, o estatuto social da sua empresa é o fundamento da sua empresa. Eles destacam as intenções comerciais e a estrutura da sua empresa.Você pode concluir esse processo on-line depois de confirmar que nenhuma outra empresa está negociando com esse nome.

Passo 4: Depositar o capital social inicial no Banco Nacional

Na Argentina, você deve fazer um depósito de 25% do capital inicial no Banco da Nação Argentina . Depois que o estatuto social da empresa for registrado com sucesso, você poderá sacar esse dinheiro novamente.

Passo 5: Faça um anúncio público da constituição de sua empresa na Argentina

A seguir, você deve anunciar a criação da sua empresa por meio de publicação nacional no Diário Oficial. Isto deve incluir a data em que você assinou a constituição, a sede social e o Capital Social. Esta publicação deverá ser realizada por um advogado registrado na Argentina .

Etapa 6: Pague a taxa de incorporação

Concluídas essas etapas, você deverá pagar para enviar documentos ao site do Ministério da Justiça e Direitos Humanos.

Se estiver pensando em abrir uma empresa na Argentina, obtenha informações relevantes sobre a economia do país

Passo 7: Cadastre os livros da empresa

Cadastrar os livros contábeis da empresa (balanço, diário e estoque). Deverá também apresentar quaisquer outros livros com atas de assembleia, diretoria, depósito de ações e registro de atos.

Etapa 8: Obtenha um Código Único de Identificação Fiscal (CUIT)

Para obter esse código, é necessário apresentar-se à Receita Federal (AFIP) com a documentação exigida, incluindo o comprovante de registro da empresa perante o Registro Público de Comércio.

Passo 9: Concluir a constituição da empresa na Argentina abrindo uma conta bancária da empresa

A última etapa do processo de constituição de uma empresa na Argentina é a abertura de uma conta bancária da empresa. Você não precisa estar fisicamente presente no país para fazer isso. Seu representante legal pode recomendar um provedor de conta específico com base na natureza e localização do seu negócio.

  • Número de Sócios: A SA poderá ser formada por 2 ou mais sócios, sem limite máximo. Por outro lado, uma SRL deve consistir em no mínimo 2 parceiros e no máximo 50.
  • Limitação de responsabilidade: Tanto no SA quanto no SRL, a responsabilidade dos sócios está limitada ao capital com o qual contribuíram. Eles não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas da empresa.
  • Incorporação: Estabelecer e registrar uma SRL é mais econômico, pois envolve menos formalidades em comparação com uma SA. Uma SRL pode ser constituída por meio de um documento privado, enquanto uma SA precisa de uma escritura pública.
  • Período de Duração: A partir de fevereiro de 2022, a Inspeção Geral de Justiça (IGJ), o órgão de governo local, decidiu limitar a vida útil das empresas comerciais em 30 anos. No entanto, esta duração de 30 anos pode ser prorrogada.
  • Administração da Companhia: Uma SA é supervisionada por um conselho de administração, composto por um ou mais diretores. Por outro lado, um SRL é administrado por gestores nomeados.

Perguntas frequentes comuns ao formar uma empresa na Argentina

Na nossa experiência, estas são as dúvidas comuns e os pontos duvidosos dos nossos Clientes.

1. Por que a Argentina é boa para fazer negócios?

A Argentina é boa para os negócios devido aos seus recursos naturais abundantes, mão de obra qualificada e localização estratégica.

2. Quanto tempo leva para abrir uma empresa na Argentina

A formação de uma empresa na Argentina leva de 10 a 14 semanas após o fornecimento de todas as informações e documentação exigidas.

3. Estrangeiros podem ter negócios na Argentina?

Sim, estrangeiros podem ter um negócio na Argentina

4. Qual é a estrutura societária mais comum na Argentina

A estrutura societária mais comum na Argentina é a “Sociedad Anónima” (SA), que é semelhante a uma sociedade anônima.

5. Quantos acionistas são necessários para formar uma empresa na Argentina?

É necessário um mínimo de dois acionistas para formar uma empresa na Argentina.

Biz Latin Hub pode ajudá-lo na constituição de empresas na Argentina

Na Biz Latin Hub, nossa equipe de especialistas multilíngues em treinamento empresarial possui todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo a se estabelecer na Argentina. Com nosso conjunto completo de soluções de back office, incluindo serviços jurídicos, contábeis e de recrutamento, podemos ser seu único ponto de contato para ajudá-lo a entrar e operar na Argentina ou em qualquer um dos outros 17 países da América Latina e do Caribe onde atuamos. operar.

Entre em contato conosco agora para obter assistência personalizada ou um orçamento gratuito.

Saiba mais sobre nossa equipe de autores especialistas.

Nossos serviços oferecidos no Biz Latin Hub

As informações fornecidas aqui não devem ser interpretadas como orientação ou aconselhamento formal. Consulte um profissional para sua situação específica. As informações fornecidas são apenas para fins informativos e podem não abranger todas as leis, padrões e práticas recomendadas pertinentes. O cenário regulatório está em constante evolução; as informações mencionadas podem estar desatualizadas e/ou podem sofrer alterações. As interpretações apresentadas não são oficiais. Algumas seções baseiam-se nas interpretações ou pontos de vista de autoridades relevantes, mas não podemos garantir que essas perspectivas serão apoiadas em todos os ambientes profissionais.

Sobre o autor

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with a friend or colleague!