Por que fazer parceria com uma PEO na República Dominicana?

Conheça as opções dos empregadores para contratar pessoal por meio de uma Organização Profissional de Empregadores (PEO) na República Dominicana. A República Dominicana é uma das maiores nações da região do Caribe. O turismo, o agronegócio, a mineração e os recursos são setores-chave da economia, o que a torna um ambiente diversificado para iniciar seu negócio.

No entanto, a República Dominicana pode ser um ambiente difícil para iniciar seu negócio. O processo pode ser demorado e complexo. A parceria com uma PEO na República Dominicana pode facilitar esse processo, permitindo que as organizações utilizem especialistas-chave para contratar funcionários em outro mercado antes de abrir uma filial.

Contrate os melhores talentos para sua empresa e retenha seus funcionários de maneira mais inteligente.
Contrate os melhores talentos para sua empresa e retenha seus funcionários de maneira mais inteligente.

Entendendo a função de uma PEO na República Dominicana

Uma Organização Profissional de Empregadores (PEO) oferece um conjunto de serviços de gerenciamento de funcionários, como processamento de folha de pagamento, gerenciamento de benefícios e contribuições sociais às autoridades governamentais. Os serviços de emprego de uma PEO na República Dominicana podem ser valiosos para executivos estrangeiros, pois essas organizações assumem a responsabilidade de cumprir as leis trabalhistas locais.

Por meio de um modelo de coemprego, essas empresas oferecem serviços de recursos humanos de longo alcance no exterior para organizações sem presença física no país. Uma PEO pode dar suporte a empresas menores e é especialmente útil para empresas que ainda não têm certeza se desejam abrir um escritório em um novo mercado estrangeiro. Isso pode aumentar suas chances de sucesso. Isso permite que as organizações se concentrem em suas tarefas principais e no crescimento dos negócios na República Dominicana.

O gráfico acima destaca quando é melhor usar uma Organização Profissional de Empregadores na Colômbia ou em qualquer país. PEO Colômbia
O gráfico acima destaca quando é melhor usar uma Organização Profissional de Empregadores na República Dominicana ou em qualquer país. PEO na República Dominicana

Benefícios de usar um provedor de PEO

Cumprir os requisitos legais

As leis e os requisitos trabalhistas na República Dominicana podem mudar anualmente, o que torna difícil acompanhar as atualizações recentes. Para acompanhar as leis atualizadas de PEO e garantir que as atividades de contratação de sua empresa estejam totalmente em conformidade, é necessário dedicar tempo e recursos à investigação da legislação. Isso não é fácil para executivos estrangeiros sem experiência anterior em contratação de pessoal na República Dominicana ou que não falam espanhol.

Uma PEO na República Dominicana pode apoiar a conformidade de sua empresa com as normas trabalhistas, gerenciando sua conformidade. Embora você possa escolher a extensão das atividades de uma PEO realizadas em nome da sua empresa, ela pode gerenciar com eficácia toda a papelada não geradora de receita referente aos seus funcionários que trabalham no país.

Gerenciar riscos

Como a sua PEO parceira na República Dominicana está lidando com os requisitos de conformidade trabalhista, ela reduz o risco de não conformidade com a legislação local. As Organizações Profissionais de Empregadores assumem esse ônus, de modo que seus negócios ficam protegidos e todas as atividades de emprego realizadas por sua empresa são “honestas”.

Economize tempo

Os provedores de PEO são importantes para organizações de pequeno e médio porte que contratam funcionários no exterior. O atendimento, as informações e o envolvimento locais são importantes para a equipe no exterior. O processo de serviços de gerenciamento de funcionários pode tomar a maior parte do seu tempo, mas esse peso será tirado de seus ombros quando você trabalhar com uma PEO.

Facilidade para entrar e sair do mercado

Economize dinheiro na incorporação completa da empresa ao expandir, começando com pouco. Se for melhor para a sua empresa começar a expansão na República Dominicana com uma pegada leve, a contratação de pessoal por meio de um provedor local de PEO é a solução ideal.

Você pode empregar um pequeno número de representantes de vendas ou executivos que podem começar a trabalhar para estabelecer conexões, conhecer distribuidores e fazer o marketing da sua empresa. Com mais validação do mercado e conexões com o setor e a distribuição, você pode considerar a incorporação formal da sua empresa na República Dominicana.

Da mesma forma, se as operações não funcionarem como planejado ou se você precisar mudar sua estratégia de negócios, o encerramento das operações na República Dominicana será mais fácil com uma PEO. Com uma presença mais leve no país, você pode sair do mercado com mais tranquilidade e economizar nos custos de liquidação.

Foco nas operações principais

Os provedores de PEO permitem que as empresas de pequeno e médio porte desenvolvam seus negócios e o reconhecimento da marca na República Dominicana sem a necessidade de incorporação completa da empresa, o que pode ser um processo demorado e caro.

Uma das vantagens mais substanciais que você terá ao usar uma organização especializada em PEO é a quantidade de tempo que você terá para se concentrar no seu trabalho. Remover o peso administrativo da sua empresa e terceirizá-lo para um especialista em PEO permite que você trabalhe diretamente com seus funcionários e aumente a taxa de sucesso da sua empresa.

Como usar uma calculadora de folha de pagamento

Se você deseja ter uma ideia dos possíveis custos envolvidos na terceirização da folha de pagamento em República Dominicana, usar uma calculadora de folha de pagamento é uma maneira de obter uma boa estimativa.

Use a calculadora de folha de pagamento do Biz Latin Hub.
Use a calculadora de folha de pagamento do Biz Latin Hub.

Porque, embora uma calculadora de folha de pagamento não seja totalmente precisa, ela lhe dará a oportunidade de pesquisar de acordo com o salário, o número de funcionários, o país em que deseja entrar e a moeda em que deseja trabalhar. Dessa forma, você poderá entender seus custos prováveis em uma série de salários e, ao mesmo tempo, comparar outros países como possíveis destinos alternativos. 

Você pode encontrar a calculadora de folha de pagamento da BLH na parte inferior da nossa página de Serviços de Contratação e PEO. A calculadora permitirá que você faça boas estimativas dos custos envolvidos na contratação na América Latina e no Caribe com base no país, na moeda e no salário, com a calculadora levando em consideração as deduções legais locais.

Para usar a calculadora de folha de pagamento da BLH, você precisará executar as seguintes etapas:

Etapa 1: Selecione o país

Escolha o país em que está fazendo negócios ou planejando abrir uma empresa. Esse recurso será útil quando se trata de comparar possíveis mercados alternativos.

Etapa 2: Selecione a moeda em que deseja negociar

Você pode escolher entre dólares americanos (USD), libras esterlinas (GBP) e euros, bem como a moeda local do país que está analisando, com base na que for mais conveniente para você. Observe que, no caso do Equador, El Salvador e Panamá, a moeda local também é o dólar americano, pois eles têm economias dolarizadas.

Etapa 3: Indicar a renda mensal do funcionário

Aqui você pode indicar o salário esperado que pagará a um funcionário, na moeda de sua escolha.

Etapa 4: Calcule seus custos estimados

Com base em todas as informações fornecidas, você receberá resultados que indicam seus custos estimados, incluindo um detalhamento dos benefícios legais estimados pelos quais você será responsável.

Etapa 5: Compare seus custos com outras opções

Com uma boa estimativa em mãos de quanto custaria sua equipe na República Dominicana, se você for flexível quanto à sua expansão para a América Latina e o Caribe, poderá usar a calculadora de folha de pagamento da BLH para comparar esses custos com outras jurisdições.

Perguntas comuns ao contratar por meio de um Employer of Record (EOR) na República Dominicana

Com base em nossa experiência, estas são as perguntas e dúvidas comuns de nossos clientes.

1. Como contratar funcionários na República Dominicana?

Você pode contratar um funcionário incorporando sua própria entidade legal na República Dominicana e, em seguida, usando sua própria entidade para contratar funcionários ou pode contratar por meio de um Employer of Record (EOR), que é uma organização terceirizada que permite que você contrate funcionários na República Dominicana atuando como empregador legal. Isso significa que você não precisa de uma entidade legal na República Dominicana para contratar funcionários locais.

2. O que há em um contrato de trabalho padrão na República Dominicana?

Um contrato de trabalho padrão da República Dominicana deve ser redigido em espanhol (e também pode ser em inglês) e deve conter as seguintes informações:
Identificação e endereço do empregador e do empregado

– Cidade e data
– O local onde o serviço será prestado.
– Tipo de tarefas a serem executadas
– Remuneração e bonificações/comissões (se aplicável)
– Método de frequência de pagamento
– Duração do contrato.
– Período de experiência
– Horas de trabalho
– Benefícios adicionais (se aplicável)

3. Quais são os benefícios empregatícios obrigatórios na República Dominicana?

Os benefícios empregatícios obrigatórios na República Domincana são os seguintes:

– Ferramentas de trabalho necessárias para realizar o trabalho (se aplicável)
– Pagamento de contribuições para a seguridade social (saúde, pensão e riscos trabalhistas).
– Benefícios sociais (indenização por demissão, bônus de Natal, licença maternidade ou paternidade, participação nos lucros).
– Folga remunerada (férias e um dia de folga).
– Auxílio-transporte (se aplicável)
– Horas extras e sobretaxas (se aplicável)

Para obter mais informações sobre benefícios empregatícios obrigatórios, leia nosso artigo recente sobre leis trabalhistas na República Dominicana.

4. Qual é o custo total para um empregador contratar um funcionário na República Dominicana?

O custo total para um empregador é de 16,39% do salário do funcionário, que deve ser pago e informado mensalmente ao Seguro Social da República Dominicana.

Use nossa Calculadora de folha de pagamento para calcular os custos de contratação.

Como uma PEO na República Dominicana economiza custos de contratação de pessoal?

Tempo é dinheiro. A contratação de uma PEO economizará uma quantidade substancial de tempo e reduzirá os custos de sua empresa. Os motivos pelos quais os PEOs permitem que você ofereça mais vantagens aos seus funcionários a uma taxa reduzida. Uma PEO pode mostrar sinais de melhoria na taxa de benefícios, como planos de aposentadoria, remuneração do trabalhador, seguros, benefícios médicos e assim por diante. Com isso, uma PEO pode lhe poupar uma quantia significativa de dinheiro.

Além disso, estar em total conformidade com a legislação trabalhista na República Dominicana reduzirá os riscos de receber penalidades, pois sua empresa atende a todos os requisitos legais dos serviços de gerenciamento de funcionários.

Use a Biz Latin Hub como seu provedor de PEO na República Dominicana

Na Biz Latin Hub, oferecemos uma gama completa de serviços de entrada no mercado e de back-office na América Latina, inclusive como um provedor de PEO na República Dominicana. Nossa equipe de especialistas jurídicos e contábeis multilíngues é especializada em auxiliar empresas estrangeiras em todas as suas necessidades corporativas para entrar em um novo mercado.

Como seu provedor de PEO, nós o ajudamos a encontrar e contratar talentos locais de forma profissional, eficiente e, o mais importante, em total conformidade com a legislação dominicana.

Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudá-lo.

Para obter mais informações sobre a contratação por meio de uma solução de PEO na América Latina, consulte nossa breve apresentação abaixo sobre suas opções, criada por nossos especialistas em emprego e folha de pagamento.

Saiba mais sobre nossa equipe e autores especializados.

Biz Latin Hub’s Snapshot of Employment Law in The DOMINICAN REPUBLIC

i. WORKING HOURS

ii. TYPES OF EMPLOYMENT CONTRACT

iii. VACATIONS, LEAVE, AND OTHER ABSENCES

iv. STATUTORY CONTRIBUTIONS


i. WORKING HOURS

A standard working week is 44 hours long, with a maximum of eight (8) hours per day. Workers in positions of management or supervision may be exempted from these provisions. 

ii. TYPES OF EMPLOYMENT CONTRACT

There a three (3) main types of employment contracts in the Dominican Republic:

Indefinite-term employment contract
Have no set end date and will only be terminated when both parties agree or when one party is able to act unilaterally, under terms set out in the contract.


Fixed-term employment contract 
These contracts last for a specified period of time, and can only be used where the nature of the service makes them most suitable. Examples include in the case of substituting a worker on medical or maternity leave, or if it is in the best interests of the worker being contracted. 

Specific task or project employment contract
These contracts are for individual tasks or projects and tied to the completion of a specific outcome. Such contracts should include markers or thresholds in order to eliminate ambiguities regarding completion of the task at hand. 




iv. VACATIONS, LEAVE, AND OTHER ABSENCES

Statutory vacation allowance /  Paid Time Off leave (PTO): 
Employees are entitled to 14 PTO days per year after one (1) year of service. That allowance is extended to 18 PTO days per year after five (5) years of service. Vacations may not be taken for periods of less than one (1) working week, and cannot be substituted for additional pay. 

Maternity and paternity leave
Dominican law allows for 12 weeks of maternity leave, beginning six (6) weeks before the due date. For fathers, two (2) days of paternity leave are granted following birth.

Sick leave
Workers in the Dominican Republic are not legally entitled to paid sick leave 

Bereavement 
Workers are entitled to three (3) days of bereavement leave following the passing of a parent, grandparent, child, or spouse/civil companion.


v. STATUTORY CONTRIBUTIONS
Employee Deductions: 
Pension Fund (AFP) contribution: Paid to the pension fund previously selected by the employee, with the deduction totalling 2.87% of the salary. 
Public health insurance (SFS) contribution: Paid to the insurance company previously selected by the employee, with the deduction totalling 3.04% of the salary.
Employer Contributions:
Pension Fund (AFP) contribution: Paid to the pension fund previously selected by the employee, with the contribution equal to 7.10% of the salary. 
Public health insurance (SFS) contribution: Paid to the insurance company previously selected by the employee, with the contribution equal to 7.09% of the salary.
Labor risk insurance: Paid to the insurance company previously selected by the employee, with the contribution equal to 1.25% + 0.6% (variable, based on risk factor) of the salary.


Profit Sharing:

Employers are legally obliged to share 10% of net profits generated during a fiscal year with eligible employees. The payment must be made within a period of 90 to 120 days following the closing of the fiscal year on December 31. For workers who have rendered their services for less than three (3) years, this bonus may not exceed the equivalent of 45 days of their salary. For workers who have served for more than three (3) years, this bonus may not exceed the equivalent of 60 days of salary.

The following companies are exempt from this provision:

Agricultural, industrial, forestry and mining companies in their first three (3) years of operations
Agricultural companies whose capital does not exceed one million Dominican Pesos (approximately US $18,000)
Companies based in free trade zones.
Panorama da legislação trabalhista na República Dominicana por Biz Latin Hub. PEO República Dominicana.

As informações fornecidas aqui não devem ser interpretadas como orientação ou aconselhamento formal. Consulte um profissional para sua situação específica. As informações fornecidas são apenas para fins informativos e podem não abranger todas as leis, padrões e práticas recomendadas pertinentes. O cenário regulatório está em constante evolução; as informações mencionadas podem estar desatualizadas e/ou podem sofrer alterações. As interpretações apresentadas não são oficiais. Algumas seções baseiam-se nas interpretações ou pontos de vista de autoridades relevantes, mas não podemos garantir que essas perspectivas serão apoiadas em todos os ambientes profissionais.

Sobre o autor

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with a friend or colleague!