Conformidade regulatória de entidades jurídicas na República Dominicana?

Se você estiver planejando entrar no mercado dominicano ou já estiver fazendo negócios lá, precisará levar em conta a conformidade com as normas financeiras na República Dominicana.

Porque se você não aderir às normas financeiras, poderá enfrentar problemas legais ou penalidades financeiras que podem afetar negativamente seus negócios, além de diminuir a posição da sua empresa aos olhos das autoridades locais.

A conformidade com as normas financeiras faz parte da conformidade corporativa geral e, muitas vezes, faz parte da prestação de serviços de secretariado corporativo fornecidos por terceiros.

Para qualquer pessoa interessada em fazer negócios na República Dominicana, este guia fornecerá uma boa visão geral do que o advogado corporativo local estará fazendo em seu nome.

Se estiver interessado em saber mais sobre como podemos ajudá-lo a fazer negócios na maior economia do Caribe, contate-nos hoje mesmo.

Com o objetivo de simplificar os processos, a Biz Latin Hub elaborou o seguinte calendário jurídico anual como uma representação concisa das responsabilidades fundamentais que toda empresa deve cumprir na República Dominicana.
Com o objetivo de simplificar os processos, a Biz Latin Hub elaborou o seguinte calendário jurídico anual como uma representação concisa das responsabilidades fundamentais que toda empresa deve cumprir na República Dominicana.

A República Dominicana oferece um ambiente favorável aos investimentos

A República Dominicana é conhecida como um destino popular para investidores estrangeiros que desejam entrar na América Latina e no Caribe, e o país é a oitava maior economia da região em termos de produto interno bruto (PIB), apesar de seu pequeno tamanho em comparação com muitos concorrentes.

Esse status é resultado de décadas de crescimento notável, especialmente depois que o país começou a implementar uma série de medidas na década de 1990 para abrir a economia e incentivar o investimento estrangeiro direto (IED). Isso também fez com que a conformidade regulatória financeira na República Dominicana se tornasse mais rigorosa.

Antes de a pandemia de COVID-19 afetar a economia dominicana em 2020, o país havia registrado um crescimento exponencial e quase contínuo desde a década de 1990, com o PIB quadruplicando entre 2004 e 2019, chegando a US$ 88,94 bilhões (todos os valores em dólares americanos).

Nesse mesmo período de 15 anos, houve uma triplicação da renda nacional bruta (RNB) – um indicador-chave da prosperidade geral – que atingiu US$ 8.100 em 2019, colocando a República Dominicana como uma nação de renda média-alta pelos padrões internacionais.

Embora a pandemia global tenha afetado negativamente a economia dominicana – assim como a maioria das economias em todo o mundo – o país já começou a registrar fortes sinais de recuperação.

No início de setembro, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da ONU atualizou sua previsão de crescimento para o país, estimando que o PIB cresceria 8% em 2021 – a quinta maior taxa da região.

Enquanto isso, a chegada de 476.575 turistas em agosto supostamente representou a recuperação do número de turistas para 96% de seu nível pré-pandêmico.

Outros sinais de recuperação incluem o recente anúncio de que o setor manufatureiro havia se expandido 14,3% no primeiro semestre de 2021, a notícia de que as exportações agrícolas para os Estados Unidos haviam aumentado 37% em um período semelhante e um salto de 80% no valor das exportações de ouro.

O ambiente de investimento na República Dominicana é impulsionado pela presença de mais de 75 zonas de livre comércio (FTZs) que oferecem incentivos fiscais significativos e abrigam empresas de uma ampla gama de setores – com grande crescimento observado nos setores de tecnologia e call center nos últimos anos.

No entanto, para aproveitar as oportunidades oferecidas no país, é necessário aderir à conformidade com as normas financeiras na República Dominicana.

Reconhecemos os desafios inerentes à adaptação à nova legislação, especialmente no que se refere ao cumprimento das obrigações corporativas. Para simplificar esse processo, a Biz Latin Hub elaborou o seguinte calendário de Conformidade Fiscal Anual.
Reconhecemos os desafios inerentes à adaptação à nova legislação, especialmente no que se refere ao cumprimento das obrigações corporativas. Para simplificar esse processo, a Biz Latin Hub elaborou o seguinte calendário de Conformidade Fiscal Anual.

Conformidade regulatória de entidades na República Dominicana: principais responsabilidades

Embora a conformidade regulatória financeira na República Dominicana possa depender do tipo de empresa que você administra, certos aspectos da conformidade corporativa são geralmente aplicáveis.

Registro fiscal da empresa
Se você abrir uma empresa ou formar uma filial na República Dominicana, deverá se registrar junto à autoridade fiscal local e obter um número de identificação fiscal.

Manutenção dos livros contábeis da empresa
Todas as empresas são obrigadas a manter seus livros contábeis como parte da conformidade regulatória financeira na República Dominicana – algo que um prestador de serviços de secretariado corporativo fará em seu nome.

Fornecimento de endereço registrado
Ter um endereço registrado é um requisito estatutário mínimo para todas as pessoas jurídicas na República Dominicana. Esse será o endereço registrado da empresa e, como tal, será usado para todas as comunicações e correspondências oficiais.

Realização de uma assembleia geral anual (AGM) de acionistas
De acordo com a Lei Geral de Sociedades e Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada, toda empresa ou corporação registrada no Registro Comercial da Câmara de Comércio e Produção deve realizar pelo menos uma AGM entre os acionistas e os executivos administrativos. Essa reunião deve ser realizada dentro de 90 dias do final do ano fiscal, que vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro, o que significa que a AGM deve ser realizada até 31 de março do ano seguinte.

Renovação do Registro Comercial
O Registro Comercial da Câmara de Comércio e Produção cobra uma taxa de registro semestral, devida na data do registro original. O pagamento dessa taxa é obrigatório e é condicional para o arquivamento e registro de qualquer ato ou documento comercial e, portanto, é um aspecto importante da conformidade regulatória financeira na República Dominicana.

Apresentação da declaração anual de imposto de renda corporativo (Formulário IR-2)
A declaração de imposto de renda de pessoa jurídica (Formulário IR-2) deve ser apresentada e paga em até 120 dias após o final do ano fiscal, o que significa que o imposto de renda de pessoa jurídica deve ser apresentado e pago até 30 de abril após o encerramento de um determinado ano fiscal.

Benefícios do registro de uma subsidiária na República Dominicana. Conformidade regulatória de entidades jurídicas na República Dominicana
Benefícios do registro de uma subsidiária na República Dominicana. Conformidade regulatória de entidades jurídicas na República Dominicana

Com base em nossa ampla experiência, estas são as perguntas e dúvidas comuns de nossos clientes quando procuram operar no país

1. Quais são as nomeações estatutárias comuns para uma empresa na República Dominicana?

A seguir estão as nomeações estatutárias mais comuns para as pessoas jurídicas dominicanas:

Um Representante Legal nomeado que será pessoalmente responsável, tanto jurídica quanto financeiramente, pelo bom funcionamento e pela situação da empresa. Esse representante deve ser um cidadão local ou um estrangeiro com o direito de viver/trabalhar no país.

2. É necessário um endereço de escritório registrado para uma pessoa jurídica na República Dominicana?

Sim, um endereço de escritório registrado ou endereço fiscal é necessário para todas as entidades na República Dominicana para o recebimento de correspondência legal e visitas governamentais.

Biz Latin Hub pode ajudar com a conformidade regulatória financeira na República Dominicana

Na Biz Latin Hub, nossa equipe local de especialistas bilíngues em direito e contabilidade corporativa pode ajudá-lo com a conformidade regulatória financeira na República Dominicana, como parte de nosso portfólio de serviços de back-office. Oferecemos formação de empresas, contabilidade e tributação, serviços jurídicos, contratação e PEO e processamento de vistos, o que significa que podemos oferecer um pacote individualizado de serviços integrados de back-office na República Dominicana ou em qualquer outro dos 17 mercados da América Latina e do Caribe onde oferecemos nossos serviços.

Contate-nos agora para obter uma consulta ou orçamento gratuito.

Ou leia sobre nossa equipe e autores especializados.

Nossos serviços oferecidos no Biz Latin Hub

As informações fornecidas aqui não devem ser interpretadas como orientação ou aconselhamento formal. Consulte um profissional para sua situação específica. As informações fornecidas são apenas para fins informativos e podem não abranger todas as leis, padrões e práticas recomendadas pertinentes. O cenário regulatório está em constante evolução; as informações mencionadas podem estar desatualizadas e/ou podem sofrer alterações. As interpretações apresentadas não são oficiais. Algumas seções baseiam-se nas interpretações ou pontos de vista de autoridades relevantes, mas não podemos garantir que essas perspectivas serão apoiadas em todos os ambientes profissionais.

Sobre o autor

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with a friend or colleague!